Projeto PrInt PPGE
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES, sob coordenação da Profa Dra Eliza Bartolozzi Ferreira, integra o tema 1: Questão social: Desafios contemporâneos em políticas públicas.
O PPGE é responsável pelo desenvolvimento dos projetos:
1. "Políticas de preservação das culturas tradicionais, políticas linguísticas e de internacionalização"
Resumo do Projeto:
Este projeto investiga culturas e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase na problemática dos contatos linguísticos e suas relações com a escola. Observam-se zonas de fronteiras em que línguas minoritárias (Guarani, Tupinikim, Pomerano, Hunsrüker, Tirolês, Vêneto/Trentino/Lombardo etc.) se influenciam mutuamente. Como as políticas linguísticas podem contribuir para fortalecer direitos sociais, sobretudo uma educação bilíngue? Desenvolve estudos sobre a língua e cultura pomeranas. Objetiva-se basicamente fortalecer processos investigativos para implementação de políticas públicas de educação bilíngue junto a Povos e Comunidades Tradicionais, especificamente o Povo Tradicional Pomerano. O projeto de pesquisa também investiga o papel das tecnologias e das metodologias de ensino de inglês como língua estrangeira e sua relação com as políticas de internacionalização do ensino superior. O estudo é baseado no pressuposto de que o acesso à informação e à tecnologia é necessário para a construção de capital social e que esse acesso exige algum conhecimento de inglês e letramento digital no mundo urbano hoje. Parte de uma revisão bibliográfica sobre o uso de metodologias e tecnologias no ensino de inglês para propor que tanto a resistência e quanto o uso acrítico de tecnologias e metodologias de ensino de inglês podem ter consequências negativas tanto para o desenvolvimento da proficiência dessa língua quanto para o desenvolvimento social do Brasil. Outro pressuposto do estudo é que o uso informado de tecnologias e metodologias, aliado ao ensino de inglês como língua internacional são essenciais para alavancar o desenvolvimento social e a internacionalização da educação no Brasil de forma crítica em relação aos efeitos negativos da globalização tais como a comodificação da educação. O estudo analisa políticas públicas de incentivo à internacionalização do ensino superior como os Programas Ciência sem Fronteiras e Inglês sem Fronteiras em contraste com a política de ensino de inglês na educação básica no Brasil relacionando-as com as metodologias de ensino de línguas estrangeiras usadas no Brasil e no mundo e focando na abordagem de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (Content and Language Integrated Learning, CLIL em inglês) usada principalmente na Europa.
2. "Estudos comparados em políticas públicas e desenvolvimento"
Resumo do Projeto:
A França tem uma longa tradição na constituição e desenvolvimento de políticas públicas, referência no chamado État Providence. A crise que se manifestou nos anos 1970, produziu mudanças amplas e graduais no sistema desde aquela época. Ao mesmo tempo, essas políticas continuam sendo objeto de estudos aprofundados cujos resultados, polêmicas e desafios são bastante disseminados e conhecidos, sem que isso exclua a necessária continuidade do seu estudo. O caso da China é pouco conhecido entre nós. Um país extremamente pobre em 1950, com um produto por habitante entre os menores do mundo, chegou ao nível dos países de renda média. Mais ainda, tornou-se a economia com o maior PIB do mundo, em paridade de poder de compra em dólares, segundo dados do Banco Mundial. As consequências sociais positivas [aumento a expectativa de vida 43,8 anos em 1960, para 76,1 anos, em 2015] são consideradas por alguns autores como maiores do que suas conquistas econômicas. Nas “[...] últimas três décadas, [ ...] a China retirou da pobreza o equivalente a quase o dobro da população dos Estados Unidos, 40% a mais pessoas do que toda a população da União Europeia e mais do que toda a população de todo o continente latino-americano.” (ROSS, 2016, p. 105). Nações em diferentes estágios de desenvolvimento oferecem aos seus cidadãos políticas públicas que se diferenciam pelas suas distintas formas de organização, amplitude de cobertura, graus e formas de financiamento e resultados obtidos. Este projeto tem como objetivo a realização de estudos comparativos sobre as áreas de saúde, educação e proteção social em parceria com pesquisadores do Centre d´Économie de l´Université Paris Nord – CEPN e do Institut de Recherches Économiques et Sociales – IRES (Paris – França); da Southwest University (Chongquing – China) e Lingnan University (Hong Kong – China).
Início dos Projetos: 2018
Término dos Projetos: 2022